08 julho 2013

Intercâmbio na Alemanha

Grande parte das pessoas, principalmente jovens tem o sonho de fazer intercâmbio. Desde os meus 13 anos de idade eu sonhava em ir para Alemanha. Quando completei 18 anos em 2009, fui em busca deste sonho. Por indicação de uma amiga conheci a agência AFEBRAE, ela fica aqui no Rio Grande do Sul na cidade de Nova Petrópolis. Essa agência tem por objetivo proporcionar aos jovens brasileiros a oportunidade de estagiar na Alemanha. Eu fui como AU-PAIR, mas você deve estar se perguntando o que é uma AU-PAIR?? Pois bem...AU-PAIR é uma moça que trabalha como "Baby Citer" em casa de família. Ela cuida com responsabilidade das crianças que ficarem a seus cuidados e ajuda em alguns serviços domésticos. A moça fica 1 ano morando na casa de uma família alemã que ela mesma escolhe, com direito a alimentação, seguro saúde, férias anuais e ajuda de custo mensal.
 Fui tratada como se eu fosse a irmã mais velha das crianças, eu me sentia como se pertencesse aquela família. Há outros estágios que podem ser feitos, caso você não queira cuidar de crianças.

 
Eu e as crianças que cuidei: Katharina, Lukas, Juliane, Verena e Fabian.

Você pode escolher de quantas crianças quer cuidar, eu optei por cuidar de 5 pois a mãe delas  minha chefe era Brasileira e como eu nunca havia saído de casa pensei que assim seria mais fácil de me adaptar.

Requisitos básicos para poder se inscrever no programa de AU-PAIR.

  • Ter entre 18  à 24 anos de idade;
  • Ter conhecimento da língua alemã;
  • Ter experiência com crianças ( mesmo que com primos ou parentes);
  • Ter o primeiro grau completo;

Processos a serem seguidos para fazer intercâmbio.

  • Agendar uma entrevista na agência. É necessário para eles avaliar o conhecimento na língua alemã. 
  • Após ser aprovado, a agência começará  a escolher famílias de acordo com o perfil que foi selecionado pelo candidato. 
  • Assim que a família é escolhida a agência entregará uma lista de documentos para que sejam providenciados, esses são necessários para encaminhar o pedido de Visto de permanência na Alemanha. 
  •  Quando o visto chegar a agência comprará a passagem aérea, na época paguei R$ 2.235,00 reais ida e volta, sendo que se eu não quebrasse o contrato de permanência de 1 ano, eu ganharia a metade do valor da passagem de volta e ganhei.

A experiência foi incrível, eu morava no Sul da Alemanha na cidade de Mauer, é uma cidade pequena possui apenas 4.000 habitantes, essa cidade pertence a Heidelberg, umas das cidades românticas da linda Deutschland.
 Fui a famosa Oktoberfest, conheci o maravilhoso castelo da cidade de Heidelberg, viajei para Berlin, Paris, Londres, Dublin, Suiça, pagando muito pouco, mas isso conto com detalhes e fotos em outro post sem contar que fiz vários amigos.

Uma semana antes de eu voltar para o Brasil ganhei de presente da minha família alemã uma viagem com eles para Euro Disney que fica em Paris, foi incrível... parecia que eu estava mais feliz do que as crianças que cuidei. haha  :)


Se você mora aqui no Sul e quer fazer intercâmbio entre no site da AFEBRAE é só clicar aqui
            
Lá você pode ter mais informações.

Encontre-me:

Nenhum comentário:

Postar um comentário